Pasta de dentes – tipos e características

A sua principal função é remover resíduos de alimentos e bactérias da superfície dos dentes e suplementá-los com substâncias minerais essenciais. Que tipos de pastas de dentes existem e quais as suas características?

Tipos e características básicos de pastas de dentes:

  • A pasta de dentes universal contém todas as substâncias essenciais em proporções que ajudam a proteger os dentes e as gengivas contra doenças. A pasta de dentes universal é indicada para dentes e gengivas que não sofrem de nenhum problema de saúde específico.
  • A pasta de dentes branqueadora permite tornar dentes 1 ou 2 tons mais claros. Inclui uma maior quantidade de agentes abrasivos mecânicos, grãos ou substâncias químicas que dissolvem a placa bacteriana e facilitam a sua remoção. Os efeitos obtidos pela aplicação de pasta de dentes branqueadora estão longe de ser espetaculares, especialmente quando nos apercebemos de que nenhuma pasta de dentes é capaz de branquear a descoloração dentinária. É importante referir que a pasta de dentes branqueadora pode ser utilizada apenas durante 2 a 3 meses.
  • A pasta de dentes para dentes sensíveis protege-os contra a hipersensibilidade causada pelo enfraquecimento do esmalte e exposição dos canalículos dentários. Os sintomas desta condição de saúde incluem desconforto durante a ingestão de refeições frias, quentes ou ácidas. A pasta de dentes para dentes sensíveis bloqueia o estímulo obtido quando alcançamos uma polpa dentária altamente venosa. Na maioria dos casos, este tipo de pasta de dentes contém cloreto de estrôncio, cloreto ou nitrato de potássio, hidroxilapatite ou uma maior concentração de fluoreto de amina.
  • A pasta de dentes infantil contém xilitol em vez de flúor. Além disso, a pasta dentífrica concebida para crianças não deve conter dióxido de titânio, parabenos, conservantes, sacarina. Em vez disso, este produto contém extrato de aloé menta.
  • A pasta de dentes para periodontite inclui ingredientes que contrariam a inflamação das gengivas e acalmam os seus sintomas. Os ingredientes são, entre outros: extratos herbais (salva, camomila, eucalipto, anis, melissa, alecrim), alantoína (acelera os processos de regeneração), lactato de alumínio (abranda o sangramento das gengivas) e coenzima Q10 (promove os processos de autoregeneração dentária).
  • A pasta de dentes para limpeza de dentaduras proporciona uma remoção precisa dos resíduos de alimentos e da placa bacteriana. Além disso, proporciona ação antisséptica. Basicamente, a pasta de dentes para a limpeza de dentaduras deve ser suficientemente delicada para evitar arranhões.

Artigo seguinte

Tudo o que precisa de saber sobre cicatrizes de acne!

Qui Out 13 , 2022
Ao contrário do que seria de esperar, a acne não afeta apenas os adolescentes. Este problema de pele e as suas cicatrizes incomodam também pessoas na casa dos 20 e 30 anos. Portanto, é bom saber o que fazer para eliminar as manchas, marcas de pigmentação e cicatrizes de acne, […]