Os produtos naturais de cuidado capilar estão em voga. Tratamentos capilares com óleo, condicionadores sem parabenos, champôs suaves… Infelizmente, esquecemo-nos muitas vezes do poder das ervas! Afinal, todas elas gozam de uma popularidade de séculos na medicina e nas rotinas de beleza. Continue a ler para descobrir porque vale a pena usar salva no cabelo e como o fazer.
A salva, à semelhança de outras ervas, apresenta propriedades espantosas e faz maravilhas em quase todos os tipos de cabelo. Porém, as ervas podem apresentar um defeito: podem secar o cabelo. Felizmente, existe uma forma fácil de evitar oa desidratação capilar. Em primeiro lugar, utilize as ervas apenas uma ou, no máximo, duas vezes por semana. Em segundo lugar, aplique amaciadores e máscaras hidratantes. Ao fazê-lo, evita que o cabelo seque e desfruta dos fantásticos benefícios das ervas.
Que ervas, para além da salva, deve incorporar na sua rotina de cuidados capilares?
- urtiga,
- rabo de cavalo,
- casca de carvalho.
Porque é que a salva é uma boa escolha?
Muitas de vós provavelmente têm salva em casa porque é um remédio popular para a dor de garganta. Se não têm, não se preocupem. Está amplamente disponível em drogarias, ervanárias e alguns supermercados, além de ser um produto bastante barato. A salva contém vitaminas, como vitamina A, C e vitaminas B, e minerais, como o magnésio, zinco, ferro e potássio.
Esta é a ação que a sua composição rica oferece ao nosso cabelo:
- brilho verdadeiro,
- suavidade,
- efeito fortalecedor,
- nutrição dos bulbos capilares,
- remoção da caspa,
- redução da secreção de óleo.
Nota: a salva pode escurecer ligeiramente o cabelo
Como pode ver, a salva faz maravilhas no cabelo e oferece muitos benefícios.
Uma boa forma de aplicação é fazer uma lavagem do cabelo com salva. Deite um litro de água a ferver sobre dois sacos de chá de salva (ou duas colheres de salva seca para um efeito mais intenso). Deixe arrefecer e utilize para enxaguar o cabelo. Certifique-se de que o faz depois de lavar e condicionar o cabelo. Não precisa de enxaguar o cabelo com água novamente. Outra forma é mergulhar o cabelo na mistura durante alguns minutos. Demora mais tempo, mas o efeito é melhor.
Outros benefícios da salva
- combate a acne,
- melhor digestão,
- combate infeções, por exemplo, estreptococos na garganta,
- alívio da dor menstrual,
- tratamento fúngico.