Propriedades cosméticas da camomila – flores silvestres no cuidado da pele

Os cosméticos herbais são, uma vez mais, uma tendência. Hoje em dia, a camomila, uma planta subestimada e discreta, é apresentada numa versão completamente nova: como componente de cosméticos com efeitos suavizantes e de clareamento. Conhece todas as propriedades da camomila? Descubra quais são!

Tendemos a dar preferência a ingredientes cosméticos simples e facilmente acessíveis que crescem em todo o lado. A Chamomilla recutita é uma planta anual com um aroma característico. É muitas vezes associada a chás de ervas e usada na medicina herbal. Hoje em dia, é mais usada em cosméticos que passam a ter qualidades significativas graças ao teor de camomila.

Chamomilla recutita – as coisas que desconhecia 

O nome Chamomilla recutita vem do Latim, mas, de facto, pertence ao género Matricaria e esse é o nome que consta na composição do cosmético. A Matricaria chamomilla é uma espécie europeia, embora, nos dias de hoje, tambémseja cultivada na América do Norte e na Austrália. Na maioria dos países, é cultivada como uma planta medicinal.

As flores brancas e amarelas oferecem grandes benefícios: óleo essencial (4 ml por kg), flavonóides, minerais, compostos de cumarina, bisabolol, colina, vitaminas B e C, assim como muitos outros ingredientes com propriedades valiosas.

A estação da camomila é de maio a setembro. Esta é uma informação importante para os herbalistas que gostam de colher camomila fresca e secar pelo os seus próprios meios. No entanto, se não quisermos estar a vaguear pelos a colher camomila em dias secos e ensolarados, uma boa solução é usar cosméticos já preparados com camomila ou camomila seca (disponíveis em qualquer farmácia).

Quais as propriedades da camomila?

  • Apresenta propriedades antiséticas.
  • Alivia a inflamação.
  • Apresenta qualidades antibacterianas.
  • Possui efeito relaxante.
  • Ajuda a curar problemas de pele.
  • Apresenta propriedades de clareamento.
  • É um antioxidante natural.

Camomila. Como afeta a pele?

A maioria dos cosméticos infundidos com camomila são concebidos para o cuidado de pele sensível e com tendência a ficar irritada, porque a camomila é um agente calmante natural. Proporciona alívio e oferece qualidades antisséticas. Além disso, é vantajosa quando usada interna e externamente. O extrato de camomila, quando aplicado na pele, melhora os processos de regeneração e a cicatrização e combate também os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento prematuro da pele. Além disso, se usarmos camomila no cuidado do rosto, esta clareia a tez minimiza os sinais de fadiga. Algumas pessoas podem beneficiar de uma outra propriedade desta planta – fortalecimento dos vasos sanguíneos. Graças a esta característica, as pessoas que têm pele capilar podem evitar a dilatação excessiva dos vasos e as intoleráveis microvarizes. A camomila acalma as áreas inflamadas, reduz a vermelhidão e clareia as cicatrizes da acne. É também eficaz nos casos de ulceração, queimaduras, ferridas, etc. É realmente uma preparação muito universal e eficaz.

Camomila. Como afeta o cabelo?

O extrato de camomila é um ingrediente comum dos cosméticos de cuidado capilar e do couro cabeludo. É importante referir que é capaz de clarear o cabelo. Por isso, se tiver cabelo escuro, poderá verificar que a cor do cabelo fica alguns tons mais clara. No entanto, quando adicionada a um champô, a camomila acalma as irritações no couro cabeludo, a desagradável sensação de prurido e a vermelhidão. Esta é, na verdade, a sua particularidade mais popular. No entanto, quando usada regularmente, a camomila natural também evita que o cabelo fique oleoso e também elimina a caspa. É rica em minerais, vitaminas e substâncias que nutrem perfeitamente as raízes do cabelo e proporcionam vitalidade. Como resultado, a camomila reduz a queda de cabelo e torna o cabelo mais espesso e forte. Confere flexibilidade e brilho e até facilita a estilização capilar. Vale a pena experimentar cosméticos com camomila quando pretendemos um cuidado delicado e natural.

Cosméticos com camomila – preparados vs. caseiros 

Cremes de mãos com camomila, tónicos com camomila, sprays de cabelo com camomila, sabonetes com camomila e champôs com camomila – a diversidade de cosméticos infundidos com esta erva é imensa. No entanto, vale mesmo a pena prestar mais atenção a estes produtos, pois pode encontrar o seu santo graal. Tem apenas de verificar se a composição é natural e isenta de substâncias prejudiciais (parabenos, corantes, aromas, álcool). Melhor ainda se o teor de camomila for elevado. Quanto mais próximo estiver do final da lista de ingredientes, mais provável será que o produto contenha apenas vestígios de camomila.

A camomila não tem de ser usada apenas na forma de produtos cosméticos já preparados. Uma boa opção é usar uma infusão caseira de camomila ou um óleo essencial, que pode ser usado como um cosmético independente ou uma base para criar algo novo e moderno. Ao colocar um punhado de flores de camomila em água a ferver e fermentar durante 30 minutos, podemos fazer um tónico de camomila natural. De forma semelhante, podemos preparar uma loção de camomila, que pode clarear o cabelo e eliminar a tonalidade amarela indesejada após o tratamento de coloração para o tom loiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *