Como cuidar das suas mãos e das suas unhas? Cuidado adequado em casa e no salão
por VIERGE
| 68 visualizações

A pele das mãos tem poucas glândulas sebáceas e uma camada fina de tecido adiposo, razão pela qual está sujeita à influência dos fatores externos e perde a suas barreira lipídica protetora tão rapidamente. Consequentemente, a pele fica seca, fissurada e vermelha, e as unhas baças. Como cuidar das suas mãos e das suas unhas? Como eliminar as manchas escuras em casa e no salão de beleza? Confira abaixo como fazê-lo corretamente.

Como cuidar das suas mãos?

Embora possamos recorrer à ajuda de uma esteticista profissional, devemos ser capazes de realizar estes tratamento básicos em casa.

Cuidado das mãos em casa

Para evitar que a pele seque, utilize um creme hidratantes sempre que lava as mãos, reconstruindo assim a barreira hidrolipídica. Os melhores são os cremes enriquecidos com substâncias hidratantes, protetoras e suavizantes, como petrolato, glicerina, aloé, alantoína e silicones. Depois de alguns dias de tratamentos sistemáticos, as suas mãos ficarão sedosas.

Se não conseguir aplicar o creme regularmente e tiver a pele seca e fissurada, pode tentar regenerar as suas mãos. À noite, aplique uma camada espessa de creme nutritivo para as mãos, sérum ou máscara fazendo uma. Cada um deles contém uma dose considerável de vitaminas, assim como substâncias hidratantes e regeneradoras. Em seguida, coloque luvas de algodão e vá dormir. Essa compressa fará com que os ingredientes do cosmético penetrem mais profundamente na pele.

Um tratamento igualmente bom é um banho hidratante rápido. Aqueça o azeite numa tigela e mergulhe as mãos nele. Depois de alguns minutos, seque a pele com uma toalha de papel.

Cuidado de mãos no salão de beleza

Se optar pela ajuda de um profissional, o ideal será fazer um Spa de manicure com parafina, que regenera as unhas e a pele seca. Começa com uma manicure clássica, limando as unhas, cortando as cutículas e o polindo as unhas. Então é hora de fazer um esfoliante de açúcar, que não só limpa a pele, como também suaviza e nutre graças aos óleos vegetais. Em seguida, o excesso de açúcar é removido e a esteticista aplica o óleo nutritivo nas unhas e manteiga enriquecida com substâncias hidratantes e regeneradoras na pele com uma massagem. As mãos devem ser mergulhadas na cera derretida três vezes para obter uma camada espessa. Então são embrulhadas em sacos plásticos. Passados 15 minutos, retire-os das mãos. No final do tratamento, a pele fica lisa, hidratada e as unhas saudáveis.

Como cuidar das suas unhas?

O mau estado das unhas é uma consequência do contacto com detergentes, que secam a placa ungueal. Quando as unhas estão excessivamente secas, elas ficam frágeis e tendem a rachar. Se, além disso, começarem a surgir manchas escuras e descolorações, isso significa que o nosso corpo está a tentar dizer-nos algo e não é uma boa notícia. Nessa situação, é consultar um dermatologista, que deverá prescrever uma dose de vitaminas e minerais.

Manchas escuras nas mãos

Aqui, o culpado é o sol. Os raios solares estimulam os melanócitos, ou as células para produzir melanina, o pigmento castanho da pele. Como resultado da longa exposição ao sol, onde os melanócitos se acumulam, são formadas manchas escuras.

Zonas descoloridas e manchas escuras – como eliminá-las em casa?

Para acabar você mesma com as descolorações, ou pelo menos aliviá-las, deve adquirir cosméticos que clareiem as manchas. A escolha é enorme: alguns aumentam a esfoliação da epiderme, enquanto outros inibem o processo de pigmentação e, assim, impedem uma nova descoloração. Estes produtos contêm geralmente hidroquinona, arbutina, vitamina A ou C e ácidos de frutas ou acídos kójico, lipóico, azaleóico ou fitoácido em concentrações moderadas.

Comece por aplicar o esfoliante para remover as células mortas da pele e uniformizar o seu tom. Esse procedimento deve ser repetido a cada 4-5 dias, pois facilita a absorção de substâncias. Se tivermos de eliminar apenas manchas, devemos escolher um creme com um aplicador especial que permita uma aplicação precisa. Por outro lado, se o seu objetivo é iluminar uniformemente a pele das mãos, utilize um creme clareador como um creme para as mãos comum. Estes cosméticos normalmente sensibilizam a pele exposta ao sol, então aplique-os antes de dormir. Durante o dia, proteja a pele com um creme com filtro UV elevado, pelo menos, SPF 30, para evitar que apareçam novas manchas.

Zonas descoloridas e manchas escuras – como eliminá-las num salão de beleza?

Um tratamento profissional começa com uma limpeza com sal grosso, que facilita significativamente a absorção de ingredientes ativos. Em seguida, a esteticista aplica um sérum de despigmentação nas mãos fazendo uma massagem e depois aplica uma máscara de algas branqueadoras com extrato de amora e arbutina. Passados 15 minutos, a máscara é removida das mãos. No final, é utilizado um creme para as mãos para fazer uma agradável massagem. O resultado é uma pele mais lisa e suave, no entanto, é necessário fazer uma série de tratamentos para reduzir o problema.