Remédios para unhas saudáveis: guia passo a passo
por VIERGE
| 69 visualizações

O que é mais importante: unhas bonitas ou saudáveis? Uma exclui sempre a outra? Uma unhas bonitas não têm de ser longas ou pintadas de várias cores. Hoje em dia, há uma tendência crescente para cuidar das unhas em vez de as decorar. Umas unhas sauté são menos brilhantes mas têm um brilho natural e saudável. Infelizmente, não é suficiente parar de as pintar para alcançar esse efeito. Um cuidado natural requer mais tratamentos do que a aplicação de duas camadas de verniz, mas irá proporcionar resultados surpreendentes logo após uma semana se o fizer regularmente. Como ter uma unhas saudáveis e bonitas? Como fazer corretamente uma manicure e o que é a manicure japonesa? Uma mistura nutritiva para mergulhar as unhas é algo eficaz? Se sim, como prepará-la?

Como cuidar das suas unhas?

Todos os vernizes secam a placa ungueal e bloqueiam o acesso ao ar, sejam eles híbridos, de gel ou acrílico. Como resultado, as unhas tornam-se frágeis e começam rachar. Se as pintar regularmente sem lhes dar tempo para regenerar, irá enfraquecer a sua condição. Por esta razão, o primeiro passo para ter umas unhas saudáveis é interromper periodicamente a utilização de verniz (pelo menos 2-3 semanas).

Muitas vezes, enfraquecemos as unhas, por exemplo, quando as expomos frequentemente a detergentes e não utilizamos luvas de proteção. Antes de fazermos qualquer trabalho doméstico, seja lavar pratos ou limpar o pó, devemos sempre proteger nossas mãos e unhas.

Não se esqueça de seguir uma dieta saudável. O seu menu deve incluir produtos ricos em zinco, cobre e silício, ou seja, nozes, abóbora e sementes de girassol, e deve consumi-los pelo menos durante o período de regeneração das unhas.

Unhas bonitas – passo a passo

O que deve fazer para ter umas unhas bonitas? A primeira etapa será a manicure, e a segunda mergulhar as unhas numa mistura hidratante, que irá hidratar a pele e fortalecer a placa ungueal.

Manicure

  1. Remova a antiga camada de esmalte utilizando um removedor de verniz sem acetona. Em seguida, lave as mãos com sabonete neutro.
  2. Utilize uma lima de papel ou vidro para dar forma às suas unhas. Faça isso apenas numa direção.
  3. Aplique o amaciador de cutículas ou mergulhe as mãos em água com azeite durante alguns minutos.
  4. Seque as mãos e empurre suavemente as cutículas para trás com o pau de laranjeira.
  5. Retire o excesso de pele das cutículas utilizando uma pinça. Tenha cuidado para não cortar muito fundo, pois pode danificar a matriz da unha.

Mistura nutritiva

  1. Aqueça meio copo de azeite.
  2. Adicione as vitaminas A + E das cápsulas que pode comprar em qualquer farmácia.
  3. Mergulhe as unhas em azeite morno e deixe ficar no mínimo durante 10 minutos.
  4. Limpe as mãos com uma toalha de papel. O melhor será não lavar as mãos, mas aplicar o óleo na pele fazendo uma massagem.

Como ter umas unhas bonitas?

Todos os tratamentos devem ser feitos regularmente se quiser manter os resultados o máximo de tempo possível. Por esta razão, as manicures e misturas nutritivas devem ser realizadas sistematicamente, de preferência uma vez por semana. Além disso, é bom hidratar as unhas com óleos e séruns. Basta aplicar o produto na pele e nas unhas fazendo uma massagem, na matriz em particular.

Pode utilizar:

  • óleo de rícino, que evita que as unhas rachem e partam. Deve aplicar duas vezes por dia – de manhã e de tarde;
  • óleo de argão com propriedades hidratantes e de anti-envelhecimento intensas. Pode adicionar algumas gotas de sumo de limão e aplicar sobre as unhas e as mãos;
  • séruns nutritivos multi-vitamínicos – disponíveis nas farmácias. Contêm um complexo de vitaminas e ingredientes fortalecedores, como ceramidas, queratina, cálcio ou ácidos gordos. A utilização regular impede que as unhas rachem e partam. Escolha produtos com pincel, que possa usar para fazer uma massagem e aplicar o sérum nas unhas e na pele;
  • séruns sob a forma de verniz transparente – contêm muitos ingredientes valiosos, mas só podem ser removidos com um removedor de verniz. Utilize apenas passadas 2-3 semanas do início do processo de regeneração. Devem ser aplicados todos os dias durante 3 dias consecutivos e removidos com um removedor de unhas sem acetona. A aplicação pode ser realizada novamente após um intervalo de dois dias.

Por outro lado, deve evitar séruns contendo formaldeído. Embora possam fortalecer as suas unhas, elas também ficarão secas e manchadas. Além disso, o formaldeído piora a condição das cutículas.

Manicure japonesa

A manicure japonesa nutre as unhas secas e rachadas. O tratamento envolve fazer uma massagem com uma pasta especial na placa ungueal. A pasta contém vitaminas A, E e H, provitamina B5, queratina, pólen de abelha e sílica do mar japonês. Este tratamento deixa as unhas bonitas e brilhantes.