O que deve usar para tratar da acne em adultos? Métodos caseiros e os melhores cosméticos
por VIERGE
| 43 visualizações

A acne é um problema complicado que afeta muitos adultos. Como lidar com este problema? De entre centenas de métodos caseiros e cosméticos recomendados, vale a pena escolher aqueles que sejam realmente eficazes. Fique a saber o que deve usar para a acne.

Antes de começarmos a procurar o método certo de tratamento da acne, temos de identificar a sua origem. As causas podem ser diferentes para cada pessoa. Muitos fatores podem influenciar o estado da pele, e é por isso que a pele acneica é tão difícil de curar. Na verdade, terá de resolver vários problemas diferentes, como mudar a rotina de beleza, reduzir o stress, aprender a limpar devidamente a pele, etc.

Acne que afeta os adultos – causas

  1. Stress – a produção de sebo aumenta em situações de stress, este é o ambiente ideal para o desenvolvimento de bactérias, e um dos efeitos indesejáveis é o aparecimento da acne.
  2. Dieta inadequada – a acne em adultos costuma resultar da ingestão de alimentos com elevado índice glicémico (açúcar, cerveja, arroz branco, massa, bebidas açucaradas), alimentos altamente processados com muitos conservantes e gorduras, como fast food.
  3. Pouco cuidado – a terceira razão para o aparecimento da acne é a seleção de cosméticos de cuidado cutâneo impróprios que obstruem os poros, dificultam a esfoliação da pele e tornam-se um excelente local de reprodução de bactérias, especialmente se os cosméticos forem muito pesados, causarem irritação ou forem usados em excesso ou indevidamente removidos.

De que forma a acne é diferente no que toca aos adultos?

Foi diferenciada da acne da adolescência apenas recentemente. Hoje em dia, diz-se que a pele dos adultos é completamente diferente, está sujeita a outras mudanças e os seus problemas são variados. De que forma a acne dos adultos é diferente daquela que os adolescentes enfrentam? Embora seja aparentemente igual, existem muitas diferenças. Acne em adultos:

  • é raramente causada por alterações hormonais,
  • não diminui passado algum tempo/numa determinada idade,
  • afeta as mulheres em vez dos homens,
  • aparece maioritariamente no queixo e à volta da boca,
  • existe na forma de alterações inflamatórias permanentes,
  • é resistente aos cuidados anti-acne comuns.

O que podem usar os adultos para combater a acne?

O último ponto da lista acima é muito importante. Se a fase da adolescência já estiver longe e não conseguir eliminar a acne, é hora de mudar a maneira como cuida dela. A partir de uma certa idade, os cosméticos anti-acne comuns disponíveis em supermercados e farmácias simplesmente deixam de ser eficazes. Se a acne apresentar outras causas, a mesma deve ser tratada de modo diferente. Existem duas opções: cuidado caseiro antiacne ou cosméticos e tratamentos especializados.

Hora da mudança!

No início, vale a pena mudar a sua abordagem em relação aos cuidados cutâneos e examinar mais detalhadamente os ingredientes que fornece à pele. A probabilidade da ocorrência da acne diminui se seguir uma dieta variada rica em micro e macroelementos. Vale a pena evitar situações stressantes e proteger a pele contra os efeitos negativos da poluição ambiental, como a poluição atmosférica. A limpeza e esfoliação regulares das células mortas da pele também são muito importantes.

Acne em adultos – o que usar?

Peelings enzimáticos

Em algumas fontes, encontrámos informações que proíbem as pessoas afetadas com acne de aplicar esfoliantes, pois podem espalhar a inflamação para outras áreas da pele. É um erro! A esfoliação da pele é importante porque são as células mortas da pele que são depositadas e formam o terreno fértil para as bactérias que causam a acne adulta. No entanto, se optar por esfoliar, utilize apenas peelings enzimáticos, que são mais delicados e limpam muito melhor a pele.

Medicamentos antiacne

O tratamento da acne em adultos é semelhante ao tratamento da acne na adolescência. No entanto, neste caso, os médicos avançam quase imediatamente para o tratamento geral com hormonas ou antibióticos. Se recear que as preparações altamente esfoliantes possam desidratar a pele e irritá-la, os medicamentos antiacne são uma ótima solução. Atuam a partir do interior e combatem eficazmente a acne por dentro. Importante! Informações específicas apropriadas são sempre fornecidas por um dermatologista.

Ácido azeláico

Uma boa preparação para a acne e bastante popular é o ácido azeláico. O produto está disponível sem prescrição nas farmácias. Pode adquiri-lo sem receita médica na forma de cremes ou géis. Por que é que o ácido azeláico é usado para cuidar da acne em adultos? Porque é um ácido natural com propriedades anti-inflamatórias, bactericidas e antisseborreicas, ou seja, trata todos os sintomas da acne. E não provoca irritações.

Remédios caseiros para a acne

Em vez de medicamentos e cosméticos, também pode cuidar da acne através de métodos caseiros. Quais são os métodos comprovados para o combate da acne que também podem ser usados por adultos?

Levedura

Pode ser usada de várias maneiras: na forma de bebida, como um banho ou como máscara. Vale a pena usar levedura para o tratamento da acne, pois regula a secreção de sebo e reduz o número de pontos negros. Deite água quente sobre uma barra de levedura de padeiro fresca, misture com leite, adicione óleo ou ervas (como preferir) e depois aplique na pele como uma máscara. Alternativamente, pode testar o tratamento com levedura bebendo-o. Dê continuidade à terapia durante cerca de uma semana e observe os resultados. Além disso, certifique-se de que bebe quando arrefecer.

Violeta-dos-campos

Também pode optar por usar algumas ervas para curar a acne. A mais popular é a violeta-dos-campos, que afeta positivamente o estado da pele e minimiza as lesões provocadas pela acne. A violeta-dos-campos reduz a seborreia, elimina as toxinas do corpo e regula os processos que ocorrem na pele. Basta beber chá herbal com violeta-dos-campos regularmente (até 2-3 vezes por dia) e a acne desaparecerá dentro de poucas semanas.