SPA em casa – ritual de beleza noturno no espírito do hygge
por VIERGE
| 33 visualizações

Uma visita ao SPA é realmente uma visita para um equilíbrio entre saúde, beleza e espírito. Infelizmente, nem sempre é possível visitar o spa quando sentimos necessidade. As nossas rotinas são tão aceleradas que, para manter a harmonia entre como nos sentimos e a nossa aparência – teríamos de visitar os centros de SPA todas semanas ou até com uma frequência ainda maior. Uma vez que não podemos ir ao SPA com tanta regularidade… vamos trazer o SPA para casa! Esta é uma maneira simples de relaxar, renovar e regenerar no conforto da nossa própria casa.

O que é o SPA?

O termo SPA vem do Latim Sanitas per aquam – que significa “saúde através da água”. Na consciência social, não está associado apenas a fontes termais e resorts de saúde. Hoje em dia, o Spa é definido como quaisquer banhos relaxantes que não servem apenas para lavar e limpar o corpo, mas, acima de tudo – relaxar.

O SPA é um lugar onde não há pressa. É um conjunto de atividades concebidas para nos deixar relaxadas e confortáveis. O SPA é o momento em que podemos pôr de lado todos os maus pensamentos e focar-nos nas coisas boas e sensações agradáveis. O SPA serve para manter a saúde, beleza e bem-estar. É mais do que um banho de espuma. Requer um ambiente, decoração e espírito certos. Como conseguir isto tudo na nossa própria casa?

Como preparar um SPA em casa?

Além de uma noite livre, banheira e água quente, também vai precisar de acessórios que criem o clima certo. Óleos perfumados e sensuais e um queimador de óleo, velas acesas, incenso, música romântica, luz suave, sais de banho perfumados… tudo isso cria o clima cero e deixa-a facilmente relaxada após um dia longo e difícil. Muitas pessoas também usam infusões de ervas aromáticas, chá gelado ou outras bebidas no banho.

SPA em casa passo a passo

1. Prepare velas, óleos essenciais e queimadores de óleo. Pode deitar algumas gotas de óleo no banho – o aroma irá preencher toda a casa de banho e o óleo cuidará adicionalmente da sua pele. Certifique-se de que opta por óleos com aroma suave e relaxante. No entanto, se o seu objetivo é nutrir a pele durante o banho – adicione um pouco de azeite, óleo de argão ou óleo de amêndoa doce na banheira. Se tiver celulite, pode suplementar o banho com algumas gotas de óleo essencial de toranja.

2. Não há espuma, não há diversão! Prepare um banho de espuma e mergulhe na espuma macia. Se tiver uma almofada de banho espacial em casa, leve-a consigo, encoste a cabeça e feche os olhos. Coloque música a dar e tente relaxar.

3. Os sais de banho são uma fonte real de minerais, aminoácidos e uma variedade de substâncias ativas valiosas para a pele. Adicione um pouco à água e descontraia, sem deixar que a água fique demasiado fria.

4. A temperatura certa da água é de grande importância – um banho demasiado frio irá estimular em vez de relaxar, e é por isso que a temperatura ideal da água no SPA é de cerca de 30 a 38 graus Celsius.

5. Hora dos tratamentos de beleza. Arranje um esfoliante corporal (pode fazer o seu próprio, misturando sal e manteiga de karité ou cacau). Faça uma massagem firme e delicada em todo o corpo, começando nos pés, e vá subindo até chegar aos braços e ao pescoço.

6. Depois do banho, pode fazer uma massagem – para tal, utilize um óleo natural especial ou uma massagem com velas.

7. Seque o corpo, lave o rosto com um tónico, aplique o seu creme favorito e… não vá tratar de assuntos diários imediatamente. Vista o robe, prepare um chá aromático, leia um livro ou veja a sua série de TV favorita. Tente manter um estado de relaxamento e harmonia pelo máximo de tempo possível.

Quais os benefícios de um spa em casa?

  • melhora o humor,
  • aumenta a circulação sanguínea subcutânea e melhora o efeito dos cosméticos,
  • aumenta a absorvência da pele às substâncias ativas,
  • rejuvenesce – estimula os sentidos,
  • reafirma a pele,
  • combate o stress e a pressão.